Aerosmith recupera primeira van de turnê após 50 anos perdida em matagal
12/07/2019 16:39 em Música

Mike Wolfe e Frank Fritz, apresentadores de Caçadores de Relíquias, programa do History Channel, encontraram uma peça incrível para a história do rock: a primeira van de turnê usada pelo Aerosmith durante os anos 1970.

O veículo foi encontrado por acaso, quando um homem chamado Phil comprou uma nova casa em Massachusetts em 2005. Na propriedade, há um enorme matagal – e perdida no meio, encontraram uma van enterrada na sujeira e tomada por plantas. Perceberam um desenho à moda dos quadrinhos Keep on Truckin, popular nos anos 1960, e ao lado o nome “Aerosmith” em tinta amarela sobre um fundo verde. Desconfiando ter um pedaço de história ali, chamou Wolfe e Fritz.

A dupla não tinha certeza se o desenho na van foi feito por algum fã ou se de fato os Aerosmith cruzaram os Estados Unidos naquele veículo para fazer seus primeiros shows. Para confirmar, chamaram Ray Tabano, fundador da banda – que confirmou que, de fato, usaram aquele carro na primeira turnê do Aerosmith. A van, do modelo International Harvester Metro, foi feita em 1964. Era um carro popular, e quando a banda a comprou, já era bem barata – ideal para um grupo que começava a carreira musical.

“Parece assustador pensar em quanto tempo passou, mas faz mais de 40 anos que andamos nisso”, disse Tabano no episódio. “Acabei de ter um flashback de quando fundamos o Aerosmith, porque foi demais, sabe? De repente, surgiu algo em que praticamente morávamos. Era nosso camarim, também, como um hotel em rodas”.

Tabano, que foi o primeiro guitarrista da banda e posterior responsável pelo merchandising e design do logo, mostrou algumas fotos antigas da banda usando o veículo, e detalhes como o carpete que ia até o teto – e ainda disse que o logo inicial que está pintado do lado de fora foi a primeira vez em que escreveram o nome da banda em algum lugar.

Isso tudo aconteceu em 2018. Mike Wolfe e Frank Fritz compraram a van por US$ 25 mil, a restauraram, e devolveram para os integrantes do Aerosmith em um episódio exibido no History Channel na última segunda, dia 8. Joe Perry elogiou a restauração, e Steven Tyler subiu e testou a buzina.

Agora, a van está exposta na casa da banda em Las Vegas, e posteriormente será transferida para o Museu do Hall da Fama do Rock, em Cleveland.

Veja o vídeo da restauração e da banda reavendo a van:

Fonte: Rolling Stone Brasil

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!